Fundamental II

O Ensino Fundamental adota a metodologia pedagógica sócia construtivista.  Nesse segmento, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs orientam a escola quanto aos
princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:

  • respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
  • igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
  • participação como elemento fundamental à democracia;
  • co-responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo.

A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:

  • posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
  • tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do  cotidiano;
  • inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.

A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o
âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais,
preconizados pelos PCNs pra o Ensino Fundamental e que se caracterizam por:

  • urgência social;
  • abrangência nacional;
  • possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
  • favorecimento na compreensão da realidade social.

 

Na forma de:

  • ética;
  • diversidade cultural;
  • meio-ambiente;
  • saúde;
  • orientação sexual;
  • trabalho e consumo;
  • temas locais,

Serão agregados, sempre que possível, as temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.

 

Objetivos gerais para o aluno:

  • domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
  • aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
  • aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
  • aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
  • compreensão e uso de tecnologias;
    formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
  • aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
  • cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
  • compreensão de deveres e direitos de cidadania.
  • O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades:*
  • estudos do meio;
  • eventos cívicos e comemorativos;
  • viagens de integração e socialização;
  • visitas a exposições, mostras culturais e eventos.

Os alunos contarão com um laboratório de ciências, cuja
finalidade é a obtenção de competências e habilidades nas áreas de
Ciências e disciplina afins, possibilitando a aprendizagem de conteúdos
através da prática.

 

Avaliação

As práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou
conceitos.

 

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