Fundamental I

A aprendizagem da leitura e da escrita, segundo Emília Ferreira, não se limita à de sala de aula, pois a criança inicia o seu processo de alfabetização muito antes de entrar para a escola. De acordo com esse pressuposto construímos um ambiente favorável que coloca o sujeito da aprendizagem (aluno) como alguém que conhece e que o conhecimento é algo que se constrói pela ação deste sujeito, isto é, as situações da aprendizagem são sempre significativas, onde a criança constrói e se apropria do conhecimento a partir de suas experiências e daquelas estabelecidas em interação com outro.

fund1     fund2

fund4    fund3

“… A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”.   Emília Ferreiro.

fund5    fund6

fund7    fund10

2º ANO 

Nessa turma trabalhamos o Projeto Fábulas por ser uma fonte literária de fácil entendimento, com linguagem apropriada à idade e por enfatizar valores sociais.

O Projeto é realizado durante todo o ano letivo a partir de situações de leitura e escrita, onde os alunos aprofundarão seus conhecimentos e irão reescrever fábulas por meio de produções com versões modificadas (criando novas morais, substituição de personagens, alterações dos finais etc), podendo assim ampliar seu repertório para produção de seus próprios textos. Complementamos o Projeto fazendo um passeio pedagógico relacionado à literatura. Nesse ano (2013) o passeio foi para o Sítio do Pica-pau amarelo.

 

3º ANO

O Projeto trabalhado nessa turma é sobre o Município de Niterói (localidade). Por meio desse projeto abordamos os assuntos historiográficos que ganham sentido no dia a dia do aluno, fazendo uma articulação entre a história e a geografia local com um contexto mais amplo, oportunizando a aprendizagem significativa intimamente ligada a suas referências pessoais, sociais e afetivas. Faz parte do Projeto o passeio pedagógico “Niterói Cultural”, onde os alunos tem a oportunidade de visualizar um pouco do que foi estudado em sala de aula como: o estudo sobre a história da formação de Niterói na Igreja de São Lourenço dos Índios e na Fortaleza de Santa Cruz, conhece os monumentos mais importante da nossa cidade arquitetados por Oscar Niemeyer, Caminho Niemeyer ( Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira e Teatro Popular de Niterói  ) e o MAC  (Museu de Artes Contemporâneas).

 

4º ANO

Continuamos o nosso trabalho ampliando o Projeto de Niterói (cidade) para o Projeto Rio de Janeiro (estado), abordando com o mesmo objetivo assuntos historiográficos (história e geografia) dando sentido a sua aprendizagem. Desse modo é construído durante todo o ano letivo um Projeto sobre o estado do Rio de Janeiro. Para complementar o Projeto fazemos um passeio a baía de Guanabara no rebocador Laurindo Pita (o
único navio remanescente que esteve em operação na 1ª Guerra Mundial) com um guia falando (história) e mostrando (geografia) um pouco do surgimento do Rio de Janeiro. Depois eles têm a oportunidade de conhecer o museu da Marinha (onde é enfatizada a importância das Forças Armadas), Submarino Riachuelo, o helicóptero museu e a Réplica da Nau (caravela) do Descobrimento do Brasil.

 

5º ANO

Nessa turma o livro didático já traz a história e a geografia do Brasil. Portanto não precisamos dar continuidade ao projeto anterior, mas fazemos o passeio pedagógico relacionado à história do nosso país,
em Petrópolis. Por não haver necessidade de montar um Projeto sobre localidade, montamos então, um Projeto de Produção Textual, pois percebemos a necessidade de estarmos sempre melhorando a leitura e a
escrita. Adotamos livros paradidáticos, já na linha infanto-juvenil, para trabalhar em sala de aula e com atividades para casa, onde o aluno fará a leitura individual (casa) e coletiva (aula) e a partir dessa leitura são montados  diversificados trabalhos, por exemplo, maquetes, trabalhos de artes, trabalhos escritos (recontos) etc.  Nesse ano os trabalhos foram apresentados na Feira Cultural. Além disso, montamos uma pasta do aluno com todas as suas produções baseadas em estudo e conhecimento de diversos gêneros textuais (carta, bilhete, e-mail, história em quadrinhos, fábulas, contos, crônicas, charge, etc.

 

Acesse nosso Blog:

LOGO blog do miranda barroso