Fundamental I

O Grupo de Ensino Miranda Barroso tem como foco de seu trabalho a criança. Todo o resultado conseguido em nosso Colégio ao longo dos anos foi conquistado apostando na potencialização de nossas crianças, que estarão, um dia, à frente de grandes projetos.  Queremos formar empreendedores, pesquisadores, profissionais qualificados e, principalmente, seres humanos capazes de tomar decisões bem fundamentadas, dentro dos valores morais, éticos, sociais e ambientais, condizentes com uma sociedade justa e com responsabilidade social.

Analisando as mudanças que se configuram no século XXI, determinamos que mais importante do que pensar no mundo que estamos deixando para nossas crianças é nos certificarmos da qualidade de pessoa que estamos entregando ao mundo. Por isso a nossa parceria com o Sistema de Ensino pH, pois podemos contar com um material didático estruturado com conteúdo aprofundado e contextualizado, elaborado cuidadosamente por educadores de excelência com a preocupação em formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A filosofia do Sistema pH está baseada na qualidade, no dinamismo e, principalmente, no compromisso com a formação completa dos alunos.

E como a nossa preocupação é na formação de cidadão pleno não poderia faltar um programa que promovesse a estruturação do currículo socioemocional, portanto desde o ano de 2017 estamos trabalhando em parceria com O Líder em Mim em nossa escola. Possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida.

“… A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”.
Emília Ferreiro.

     

     

    

     

Momento especial em uma aula passeio ao Mangue do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói (2018)

Aula Passeio ao Sítio Pedagógico com os alunos do Fundamental I (2018)

     

     

     

     

     

     

2º ANO 

Nessa turma trabalhamos o Projeto Fábulas por ser uma fonte literária de fácil entendimento, com linguagem apropriada à idade e por enfatizar valores sociais.

O Projeto é realizado durante todo o ano letivo a partir de situações de leitura e escrita, onde os alunos aprofundarão seus conhecimentos e irão reescrever fábulas por meio de produções com versões modificadas (criando novas morais, substituição de personagens, alterações dos finais etc), podendo assim ampliar seu repertório para produção de seus próprios textos. Complementamos o Projeto fazendo um passeio pedagógico relacionado à literatura.

3º ANO

O Projeto trabalhado nessa turma é sobre o Município de Niterói (localidade). Por meio desse projeto abordamos os assuntos historiográficos que ganham sentido no dia a dia do aluno, fazendo uma articulação entre a história e a geografia local com um contexto mais amplo, oportunizando a aprendizagem significativa intimamente ligada a suas referências pessoais, sociais e afetivas. Faz parte do Projeto o passeio pedagógico “Niterói Cultural”, onde os alunos tem a oportunidade de visualizar um pouco do que foi estudado em sala de aula como: o estudo sobre a história da formação de Niterói na Igreja de São Lourenço dos Índios e na Fortaleza de Santa Cruz, conhece os monumentos mais importante da nossa cidade arquitetados por Oscar Niemeyer, Caminho Niemeyer ( Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira e Teatro Popular de Niterói  ) e o MAC  (Museu de Artes Contemporâneas).

    

    

    

    

    

Projeto Niterói Cultural 2018

4º ANO

Continuamos o nosso trabalho ampliando o Projeto de Niterói (cidade) para o Projeto Rio de Janeiro (estado), abordando com o mesmo objetivo assuntos historiográficos (história e geografia) dando sentido a sua aprendizagem. Desse modo é construído durante todo o ano letivo um Projeto sobre o estado do Rio de Janeiro.

       

    

    

   

   

Passeio ao Rio Antigo, Praça XV e adjacências e a Ilha de Paquetá (2018)

5º ANO

Nessa turma o livro didático já traz a história e a geografia do Brasil. Portanto não precisamos dar continuidade ao projeto anterior, mas fazemos o passeio pedagógico relacionado à história do nosso país, em Petrópolis. Por não haver necessidade de montar um Projeto sobre localidade, montamos então, um Projeto de Produção Textual, pois percebemos a necessidade de estarmos sempre melhorando a leitura e a escrita.

Adotamos livros paradidáticos, já na linha infanto-juvenil, para trabalhar em sala de aula e com atividades para casa, onde o aluno fará a leitura individual (casa) e coletiva (aula) e a partir dessa leitura são montados  diversificados trabalhos, por exemplo, maquetes, trabalhos de artes, trabalhos escritos (recontos) etc.  Nesse ano os trabalhos foram apresentados na Feira Cultural. Além disso, montamos uma pasta do aluno com todas as suas produções baseadas em estudo e conhecimento de diversos gêneros textuais (carta, bilhete, e-mail, história em quadrinhos, fábulas, contos, crônicas, charge, etc.

    

    

    

    

    

Passeio do 5º Ano à Cidade Imperial 2018
Fotos Paulo Rezende e Mayara Rezende

Todas as fotos e diversos passeios do Ensino Fundamental I estão disponíveis no Flickr da escola, acesse: https://www.flickr.com/photos/colegiomirandabarroso/albums