Proposta Pedagógica

Educação Infantil

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil do Miranda Barroso está amparada em três Âmbitos de atividades essenciais nessa 1º etapa do desenvolvimento infantil: afetividade, histórias e jogos.

A afetividade nesses primeiros seis anos de vida é essencial. A escola cumpre um importante papel de parceria com a família na formação da personalidade da criança. Portanto “educar” nesta fase, é mais importante do que só transmitir conhecimentos.

Ao transformarmos o ambiente infantil de maneira atrativa e inserirmos os brinquedos e brincadeiras, conseguimos de forma lúdica, desenvolver os conhecimentos das áreas propostas.

 

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental adota a metodologia pedagógica sócia construtivista.  Nesse segmento, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:

  • respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
  • igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
  • participação como elemento fundamental à democracia;
  • co-responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo.

 

A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:

  • posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa
    educativa como intervenção intencional no presente;
  • tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do
    cotidiano;
  • inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.

A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs pra o Ensino Fundamental e que se caracterizam por:

  • urgência social;
  • abrangência nacional;
  • possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
  • favorecimento na compreensão da realidade social.

 

Na forma de:

  • ética;
  • diversidade cultural;
  • meio-ambiente;
  • saúde;
  • orientação sexual;
  • trabalho e consumo;
  • temas locais.

 

Serão agregados, sempre que possível, as temáticas que

evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.

  • Objetivos gerais para o aluno:*
  • domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
  •  aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
  •  aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir deanálises;
  • aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
  • compreensão e uso de tecnologias;
  • formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
  • aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
  • cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
  • compreensão de deveres e direitos de cidadania.

 

O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades:

  • estudos do meio;
  • eventos cívicos e comemorativos;
  • viagens de integração e socialização;
  • visitas a exposições, mostras culturais e eventos.

Os alunos contarão com um laboratório de ciências, cuja
finalidade é a obtenção de competências e habilidades nas áreas de Ciências e disciplina afins, possibilitando a aprendizagem de conteúdos
através da prática.
Avaliação

As práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a
quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.

 

Ensino Médio

O Ensino Médio tem como objetivo propiciar ao aluno o contato mais amplo possível com todas as áreas do conhecimento e, assim, formar o cidadão responsável e capaz de solucionar problemas utilizando as ferramentas adquiridas com a aprendizagem na escola. Nesta fase, o objetivo primordial do Miranda Barroso é oferecer excelência acadêmica nas diferentes disciplinas, promover a discussão dos temas atuais e garantir que o aluno seja capaz de fazer uma escolha profissional consciente e tenha êxito no processo de seleção para a faculdade.